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Número Especial

Revista Eletrônica de Turismo Cultural – NÚMERO ESPECIAL – ISSN 1981 5646
 
 
EDITORIAL
 
 
Um Número para lá de Especial

Prof. Dr. Reinaldo Miranda de Sá Teles
Depto. de Propaganda, Rel. Públicas e Turismo - ECA/USP
Membro do Conselho Editorial da RETC
reiteles@usp.br
Prof. Dr. João Batista Neto
Depto. de Propaganda, Rel. Públicas e Turismo - ECA/USP
Membro do Conselho Editorial da RETC
jbnetousp@gmail.com

A V Semana de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, reuniu entre os dias 15 e 19 de outubro de 2007, estudantes, professores e demais profissionais de Turismo que apresentaram trabalhos técnicos e científicos. Por se tratar de um evento tradicional que contribui para importantes reflexões acerca do turismo e, que nesta edição, contemplou a Cidade de São Paulo, a Revista Eletrônica de Turismo Cultural, no intuito de apoiar e integrar a iniciativa dos alunos da ECA/USP, organizou este número contendo os artigos referentes ao encontro.

Por se tratar de uma edição especial, com foco na Cidade de São Paulo, optou-se pela não manutenção das regras de conteúdo vigente para a revista.Você leitor, através das publicações aqui apresentadas, poderá usufruir de uma diversidade de títulos voltados a essa grande e misteriosa cidade que se revela a cada dia.

Desejamos a você leitor, uma prazerosa leitura.

Data de recebimento e aceitação : 2º. Semestre de 2007

Publicação dos textos: 1º. Semestre de 2008

 

 
ARTIGOS
 

 

A Imagem dos Destinos Turísticos Urbanos

Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara
jmggandara@yahoo.com.br

Resumo:

Neste artigo se analisará as características da imagem dos destinos turísticos em general e particularmente a dos urbanos. Isto permitirá compreender melhor o papel da imagem dos destinos turísticos, tanto na comercialização destes como na satisfação dos turistas. Destacam-se a importância tanto da qualidade dos destinos como das ações comunicativas, na conformação da imagem. Outro aspecto ressaltado será a preocupação por identificar a percepção da imagem pela ótica dos turistas.

Palavras-Chave: Imagem, qualidade, ações comunicativas, percepção, destinos turísticos urbanos.

 

Turismo em Unidades de Conservação:
O caso da área de Proteção ambiental Bororé-Colônia (São Paulo, SP)

 

Ana Paula Meira Barros
anapaula.barros@uol.com.br
Fernanda Ruiz Pontes
fefepontes@hotmail.com

Resumo:

A Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia é a mais nova unidade de conservação (UC) criada no município de São Paulo. A área visa à proteção do meio ambiente, aliada ao desenvolvimento sustentável, através da geração de renda e emprego para a população local, por atividades que não comprometam os recursos naturais. Dentre estas atividades, encontra-se o turismo, uma das prioridades de desenvolvimento da APA, pois acredita-se que esta atividade possa atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Desta forma, o presente artigo versa sobre o Turismo em Unidades de Conservação, utilizando-se de estudo de caso da APA Bororé-Colônia como exemplo, mostrando uma tentativa de realização desta atividade de forma sustentável, aliando a proteção ambiental ao crescimento econômico.

Palavras-Chave: turismo em Unidades de Conservação, APA Bororé-Colônia.

 
Produtividade do Setor de Lazer em Resorts
Estudo de Caso do Blue Tree Park Angra dos Reis – Beach and Mountain Resort
Claudio Alexandre de Souza
cas_tur@yahoo.com.br
Oswaldo José Louro Meneses
Thais A . Yoshida Pazini
thais@martins.com.br

Resumo:

Este trabalho é fruto da análise da produtividade do setor de lazer em resort, analisando a forma de controle do desempenho operacional aplicado no Blue Tree Park Angra dos Reis – Beach and Mountain Resort. O objetivo deste é apresentar o instrumento criado para medição, acompanhamento e análise do setor de lazer do resort. A metodologia aplicada foi a pesquisa censitária junto às atividades de lazer diário realizada pelo setor de lazer e da ação direta dos autores na gerência do setor de lazer no período entre outubro de 2001 até a presente data. Este projeto possibilitou obter dados relevantes para gestão do setor de lazer em resorts bem como para uma melhor análise sobre a compreensão do funcionamento operacional deste setor, carente de dados práticos sobre o seu efetivo funcionamento, possibilitando análises e comparações com outros setores de lazer e unidades hoteleiras.

Palavras-Chave: produtividade; desempenho operacional; lazer; resort.

 

Bai Mei
meibaimei@hotmail.com
Kleber de Oliveira da Silva
kleber.silva@usp.br
Patrícia Endo
pme_paty@hotmail.com

Resumo:

O artigo apresenta uma análise crítica do atendimento das Centrais de Informações Turísticas (CITs), gerida pela São Paulo Turismo, órgão municipal responsável pela atividade turística na cidade de São Paulo. Foram feitas visitas às seis CITs em funcionamento (Aeroporto de Cumbica, Rodoviária do Tietê, Shopping Iguatemi, Galeria Olido, Parque do Ibirapuera e Avenida Paulista), visando destacar os principais pontos de cada uma referente à prestação eficiente de informações e a imagem que se passa aos turistas que visitam a capital paulista. Para a análise do atendimento destes postos de informação foram utilizados os seguintes quesitos: localização, divulgação, sinalização, identidade visual, estrutura, atendimento e materiais impressos.

Palavras-Chave: São Paulo (cidade), Centrais de Informações Turísticas (CITs), atendimento, turismo.

 

Rodrigo De Benedictis Delphino
rodrigodelphino@uol.com.br
Prof. Dr. Davis Gruber Sansolo
davis@anhembi.br
Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a hospitalidade de exceção no litoral paulista. Muitas cidades dependem da receita gerada pelo turismo para sobreviver o ano inteiro, pois não têm indústrias nem fontes alternativas para gerar renda e emprego suficiente para a população residente tanto no período da alta como no período da baixa estação. Pesquisas prévias realizadas em Caraguatatuba, por meio de entrevistas informais com a população residente, turistas e secretarias de governo demonstram que tem sido prática recorrente da cidade diminuir a presença de turistas de um dia, os chamados “farofeiros”. Com isso criou-se o conceito de hospitalidade de exceção, onde os municípios determinam quem deve ser bem recebido e quem deve ser hostilizado. Os dados obtidos apontam que a cidade tem problemas sociais a resolver e obras de infra-estrutura a serem feitas, mas mesmo assim acredita que pode segmentar e focar em apenas um tipo de turista, esquecendo que aquele de maior poder aquisitivo é bastante crítico e não aceita enfrentar dificuldades como falta de água, coleta de lixo, insegurança, etc, que possam comprometer a sua viagem.

Palavras-Chave: Turistas. Hospitalidade de Exceção. Infra-estrutura.

 
Patrimônio Cultural de São Paulo:
As maravilhas que fazem a imagem da metrópole
Prof. Dr. Édson Leite
edsonleite@usp.br
Profa. Ms. Jane Marques
janemarq@usp.br

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo destacar a importância das listagens formuladas sobre as maravilhas paulistanas, de acordo com concursos lançados pelo portal UOL, a rádio BandNews FM e o Jornal da Tarde, e sua representatividade na construção da imagem da metrópole contemporânea, especialmente para o turismo. Embora possa parecer reducionista eleger apenas sete maravilhas paulistanas, o mérito destas iniciativas pode favorecer a preservação e discussão sobre a memória de São Paulo.

Palavras-chave: patrimônio, metrópole, imaginário, São Paulo.

 
São Paulo Mais Hospitaleira:
Projeto Cidade Limpa
Bac. Jeferson Munhoz Moyses
jmoyses@accorhotels.com.br
Profa. Dra. Elisabeth Wada
ekwada@anhembimorumbi.edu.br

Resumo:

O Projeto Cidade Limpa, implementado pela cidade de São Paulo, pode ser uma ferramenta de impulso para o turismo na cidade, principalmente se for aplicado conforme estabelecido na legislação em vigor. Por isso este trabalho, por intermédio de uma análise descritiva, visa comparar a qualidade desta ação com outra já concluída em uma cidade turística do mundo Barcelona. Para que assim possa estimular a gestão pública a dar continuidade a este trabalho criando uma cidade mais hospitaleira para a população e para os turistas que a visitam.

Palavras-Chave: Lei, Cidade Limpa, Marketing, Urbanismo, Espaço Urbano, Hospitalidade.

 
Turismo, Cultura e Festa:
Um estudo de caso sobre a construção social da hospitalidade no Tanabata Matsuri
Luciana Carneiro Moreira
lukarneira@gmail.com
Euler David de Siqueira
Resumo

O objetivo deste trabalho é observar de que forma a hospitalidade é construída socialmente dentro de uma festa específica, o Tanabata Matsuri, já que este é um evento de suma importância para a integração da comunidade. Além disso, nas festas, há um intenso contato entre pessoas, fazendo com que o estudo de hospitalidade seja desenvolvido satisfatoriamente. São apresentados aspectos gerais do bairro da Liberdade, onde é realizada o Tanabata, assim como um breve histórico do bairro, da festa e do mito. A pesquisa possui uma perspectiva antropológica, onde, além de estudar a hospitalidade em uma festa, foram abordados conceitos de cultura e mito. O estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, onde através do discurso de organizadores e participantes, buscou-se estabelecer as categorias de pensamento por eles utilizado.

Palavras-Chave: Turismo, hospitalidade, festa, cultura e mito.

 
Turismo Receptivo:
Estudo com Turistas Internacionais na Cidade de São Paulo
Isabel Cristina da Rosa
isacris_da_rosa@yahoo.es
Resumo

O trabalho buscou investigar aspectos do turismo receptivo da cidade de São Paulo, no que se refere ao atendimento de turistas internacionais. Para isso, no trabalho original foi elaborada uma fundamentação teórica relativa a alguns conceitos relativos ao Sistema de Turismo, à hospitalidade, ao planejamento e ao turismo urbano. Além disso, realizou-se um estudo de caso sobre a capital e a pesquisa de campo, objeto principal deste trabalho, a qual foi aplicada junto aos os estrangeiros que a visitavam. Dessa forma, foi possível perceber que este público, de uma maneira geral, aprovou o destino, pontuando poucas reclamações. Entretanto, estas evidenciaram que a cidade não é efetivamente hospitaleira, em todas as dimensões do tema, e que estes problemas devem ser melhor administrados, tanto pelo poder público, quanto pelo privado, para que o aproveitamento da sua estadia seja maximizado.

Palavras-Chave: Turismo receptivo; hospitalidade; planejamento urbano; São Paulo (cidade); turistas internacionais.

 
Turismo Religioso em São Paulo:
Uma abordagem mercadológica
Pedro dos Santos Cypriano
pedrocypriano@yahoo.com.br
Thalita C. Lima
thalitacl@hotmail.com
Resumo:

O turismo religioso tem sido comumente abordado por gestores públicos e pesquisadores como parte dos segmentos de turismo e facilitador do desenvolvimento sócio-econômico de uma localidade. Acreditando-se no potencial deste segmento em São Paulo, atrelando-o a uma visão mercadológica, foi elaborado o presente estudo, intitulado Turismo Religioso em São Paulo: case da Festa de São Judas Tadeu, resultado de uma pesquisa exploratória realizada por um grupo de alunos do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo-se utilizado a técnica de amostragem aleatória simples. A pesquisa objetivou verificar se o evento em questão atraia visitantes de outras cidades que não São Paulo, prospectar os gastos dos freqüentadores durante o evento e conhecer seu perfil sócio-demográfico. O artigo mostra parte de um universo pouquíssimo explorado no Brasil e, especialmente, em São Paulo, pontuando reflexões que visam fazer com que os atrativos religiosos sejam mais bem compreendidos e formatados em produtos turísticos de maneira racional e coerente com suas peculiaridades.

Palavras-Chave: Turismo religioso; turismo de mercado e não-mercado; Festa de São Judas Tadeu; São Paulo.


Informações Gerais

Tema: São Paulo em Análise: o desafio de consolidar um destino turístico

Sub-temas: A atuação de entidades governamentais de turismo na cidade de São Paulo; São Paulo: uma destinação multifacetada; Pesquisas em turismo e sua aplicabilidade mercadológica; Marketing institucional: reposicionamento de destinações turísticas; Tendências mercadológicas em turismo.

Formato: Apresentação de trabalhos técnico-científicos, visitas técnica a empreendimentos turísticos, palestras e debates com pesquisadores, gestores públicos e profissionais de turismo.

Local: Universidade de São Paulo

Auditório Prof. Dr. Altino Augusto de Azevedo Antunes da Faculdade de Medicina Veterinária

Av. Prof. Dr. Orlando Marques Paiva, 87

Cidade Universitária – São Paulo - Brasil

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